Hotel: reserva de hotel com pagamento no destino em época de grande variação cambial, vale a pena?

postado em: Hotéis | 0

Reserva de hotel com pagamento no destino para viagem internacional em época de grande variação cambial, vale a pena?

 

Vamos falar de booking, amoma, agoda, very chic e diversos outros sites de venda de hotéis com pagamento no destino em época de grande instabilidade cambial!

Como sempre informamos aos clientes, essas ferramentas, principalmente o booking (que também utilizamos para algumas reservas), são ferramentas fantásticas, o booking revolucionou o conceito de venda de hospedagem no mundo, eliminando atravessadores e conseguindo padronizar de uma forma muito detalhada as informações como: serviços dos hoteis, hostels, casas de aluguel e resorts, com fotos reais, detalhes como: metragem dos apartamentos, vista, taxas e demais informações, mas o que tem de ruim? Bom, vamos a uma analise simples:

Na grande maioria dos fornecedores citados acima o pagamento ocorre no local e em moeda estrangeira (em espécie ou cartão de crédito), quando não é reembolsável o valor é cobrado imediatamente no cartão no ato da reserva:

Pontos negativos com essa forma de atuação:

• O cliente fica exposto a variação cambial até a época da viagem ou até o fechamento da fatura do cartão e o spread bancário pode chegar a 7% sobre o valor do dolar oficial na data do fechamento da fatura (não citaremos os piores bancos nesse quesito)

• A cobrança do IOF, que não há como fugir, ou paga em espécie (levando moeda local e já terá pago o spread da casa de câmbio de 4 a 10%) ou adicione 6,38% do valor na fatura do seu cartão. Alem disso, esses fornecedores raramente incluem todas a taxas, deixando taxas a serem pagas no destino (porém deixam isso bem claro na reserva)

• Não parcelam, o pagamento é realizado em uma única vez, pois no exterior praticamente não existe nossas 10x sem juros…

A diferença entre comprar em fornecedores como Expedia, Hoteis.com ou mesmo fornecedores específicos como a TBO é que, ao realizar a compra, o valor é cobrado no Brasil, em reais e permite parcelamento sem juros (alguns em até 12x outros em 10x) não ficando exposto ao aumento do cambio e o terrível IOF.

Quando for escolher sua hospedagem, leve sempre em consideração esses itens, e fique atento, pois esses fornecedores com pagamento no destino, para atrair pelo preço, geralmente apresentam o preço na conversar do dólar oficial PTAX, algo que está longe da realidade se for comprar moeda estrangeira ou pagar no cartão de credito, o IOF nem precisa falar, nunca aparecerá nesse cálculo.

Sempre que encontrar um valor na pesquisa com pagamento no destino, já considere o spread bancário + os 6,38% de IOF, ou seja, seu valor real será cerca de 11 a 13% acima do valor que aparecerá na sua pesquisa.

A 2trip trabalha com praticamente todos estes fornecedores com os mesmos valores encontrados no site ou até inferior, pois recebe descontos em alguns hotéis de acordo com a parceria firmada e sempre prioriza o melhor preço, pagamento em reais no Brasil, o que quase sempre vai ter na expedia bem como a responsável pela sua reserva!

Outra informação importante, digamos que voce compra no Amoma, tenha um problema muito serio com o hotel e que este problema não seja solucionado, qual a segurança jurídica você terá? Uma vez que nem o hotel, nem a Amoma possui CNPJ no Brasil, não pode ser aberto uma ação no juizado especial cível, talvez um processo internacional, mas não conheço ninguém que levou esse tipo de ação a frente.

Fique atento, agência de viagem, trabalhando no conceito mais atual, raramente tentará vender algo mais caro, pois uma boa agencia possui acordo com todos os portais de venda que voce consulta direto na internet!

Para hotéis no território Brasileiro, o problema do câmbio não ocorre com o booking, inclusive alguns até parcelam, só evite os internacionais! Mas no Brasil é difícil uma agência não conseguir valor melhor utilizando fornecedores específicos com foco em resorts, hoteis na região x ou y.

Deixe uma resposta