Com as mudanças constantes das restrições de entrada de viajantes em todos os países, saber “exatamente” o que é necessário é sempre uma parte bem complicada da viagem. Muitas vezes apenas a origem e o destino não são suficientes para saber toda documentação necessária quando estamos tratando das restrições decorrentes da Covid-19.
É comum as restrições do destino final serem uma, porém alguns países impõem restrições até quando são apenas ponto de conexão, como é o caso do EUA. Outra coisa bem complexa é tipo e a validade do teste de covid, PCR ou antígeno, existem países que contam a partir do horário do voo internacional e outros calculam esse tempo da chegada do passageiro no destino, além disso, ainda existe a validade do nosso certificado “conectsus”, como é o caso de Portugal, que durante meses não aceitava nosso certificado como comprovação, sendo necessário seguir todos os requisitos como se não estivesse vacinado, recentemente a TAP anunciou que passou a aceitar o nosso certificado como comprovação, porém, como é algo recente, ainda tem cias aéreas que continuam exigindo o teste.
Mais um ponto a ser considerado, quanto tempo você foi totalmente imunizado, existem países que consideram o tempo máximo como 270 dias, outros, como o caso do Uruguai, 9 meses e 15 dias e alguns não definem tempo máximo a conta da ultima dose da vacina.
Tudo isso pode ser acessado em um site com uma base de dados gigantesca, o Sherpa, inclusive algumas cias aéreas utilizam o mesmo para informar aos passageiros os documentos necessários como é o caso da American Airlines e British.
No Sherpa é possível inserir dados exatos como:
- Nacionalidade do viajante;
- Pontos de conexão;
- Se está totalmente vacinado ou não;
- Origem e destino e a data da viagem.
Com essas informações ele exibe todos os requisitos, inclusive se existir algum especifico das conexões.
Abaixo a tela do site com os campos a serem preenchidos para que as restrições sejam exibidas:
Com todas as informações preenchidas, o Sherpa gera uma relatório detalhados da restrições de cada pontos e inclusive apresenta os link caso seja necessários preencher formulários de declaração de saúde, aplicativos de localização do viajante e qualquer outra necessidade para que não falte algum documento essencial para seu embarque.
Exemplo de relatório:
Também é possível enviar um link por e-mail, com a pesquisa exatamente como foi feita, para que a pessoa que receba apenas gere o relatório, clicando no local marcado abaixo:
Esperamos em breve não precisar mais do Sherpa, mas até que isso aconteça e as viagens voltem ao normal, é hoje a melhor ferramenta que encontramos para ter acesso a informações atualizadas quase que em tempo real.