Serra Gaúcha (parte 3): Gramado – O que comer, baladas, onde ficar e melhor época

postado em: Gramado, Lugares, Serra Gaúcha | 2

Continuando a postagem sobre Gramado.

Vida Noturna e Restaurantes:

As noites em Gramado e Canela são bem animadas, mais cedo, até uma da madrugada são centenas de restaurantes que na alta temporada possuem grandes filas de espera.

Não dá para indicar um ou outro restaurante, principalmente no centro de Gramado, onde você encontrará de tudo, com destaque para a comida alemã, comida italiana e o famoso fondue. Em todas as quadras do centro da cidade existe, pelo menos, um restaurante especializado em fondue, a escolha ocorre basicamente pelo preço, tem opções para todos os bolsos, na dúvida é interessante pegar informação no hotel. Existem restaurantes que fazem o serviço de traslado grátis, buscam e levam para seu hotel, geralmente são um pouco mais caros, mas oferecem as rodadas de fondue mais completas, vale a pena se estiver sem carro.

Existem 3 “noites” famosas na Serra Gaúcha: a noite Alemã, que normalmente ocorre em um restaurante muito descontraído e animado em Nova Petrópolis, cidade vizinha a Gramado. São pratos salgados e doces da culinária alemã, além de dança e música animando por aproximadamente 4 horas. Outra opção imperdível é a noite gaúcha no restaurante Garfo e Bombacha em Canela, um dos melhores churrascos que você poderá comer no Brasil, e uma festa, imperdível. Algumas empresas de receptivo também oferecem a noite Suíça, que trata-se de uma sequencia de fondue, esse ultimo, normalmente ocorre no centro de Gramado, então, se está hospedado no centro da cidade, não vale a pena comprar o pacote completo, melhor escolher um entre centenas de opções.

Se preferir um jantar mais simples, tomando uma cerveja, a rua coberta tem vários restaurantes que sevem sopa, carnes e massas, é mais descontraído, mas nem por isso mais barato. Agora, se chegou da maratona diária de passeios e dormiu perdendo a hora do jantar, existe uma única opção, há uns 50 metros da rua coberta existe uma hamburgueria que funciona até bem tarde (umas 3 ou 4 da manhã), lanche é gostoso e evita dormir com fome.

 

Balada:

Por mais que Gramado e Canela pareçam duas cidades exclusivas para viagem em família ou em lua de mel, sempre existe uma (ou mais) opção de baladas para cada dia da semana. Nos períodos em que ocorrem congressos de estudantes a cidade fica parecendo “Porto Seguro” no Sul do País. A discoteca mais famosa da região é a Bill Bar, aberta de terça a sábado, a discoteca tem vários ambientes, um bar interessante, muita gente bonita e mistura de turistas e moradores locais, a balada vai até tarde, muitas vezes até o amanhecer.

Outra opção é o Boteco do Bill, em Canela, aberto todos os dias, exceto terça feira, o bar tem uma programação para cada dia, vale a pena conferir no site da casa, o bar abre cedo, por volta das 19 horas e vai até tarde, para quem gosta muito de balada, uma boa pedida é começar no Boteco do Bill e ir direto para o Bill Bar.

 

Onde ficar:

O ideal é ficar no Centro da cidade, a hotelaria de Gramado é muito boa, até pousadas simples são aconchegante, praticamente todas oferecem “o café da manhã”, se está sem carro, evite ficar fora do Centro, pois dependerá de traslados ou táxi para jantar, se está de carro, a localização não faz tanta diferença.

Alguns hotéis que indico:

  • Pousada Vovó Carolina: quase no centro, atendimento muito bom, estrutura agradável e café da manhã perfeito, está quase sempre lotada, mas vale tentar, tem ótimo bom custo x beneficio;
  • Hotel Vovó Carolina: hotel bem simples, mas muito bem localizado, bom café da manhã e atendimento de qualidade;
  • Pousada do Verde:  central, boa estrutura e atendimento;
  • Pousada Kaster: no centro da cidade, bom custo x benefício;
  • Hotel Sky: em frente à pousada Vovó Carolina, preço bom (nem sempre) e acomodações razoáveis, bom café da manhã;
  • Hotéis da Rede Laghetto: mais caro que as pousadas, porém todos são de qualidade, a grande diferença é a localização, o Stilo Borges e o Stilo Centro são bem no centro da cidade;
  • Hotel Recanto da Serra: na minha opinião, um dos melhores de Gramado, não somente pela estrutura, mas fica em uma rua tranquila, muito próximo ao centro, com um ótimo café da manhã e atendimento de qualidade;
  • Alpestre: apesar de não ficar no centro, é um ótimo hotel para quem viaja com criança(s), um grande hotel, com área de lazer e boas acomodações, o preço também é um diferencial, bom custo x benefício.

Existem muitos outros hotéis bons, melhores que os indicados, mas a ideia inicial é informar os hotéis em relação ao custo x benefício.

Quem quer gastar mais com hospedagem ou está em lua de mel, existem diversas opções: Hotel Casa da Montanha, Wish Serrano, Saint Andrews e Varanda das Bromélias são exemplos de hotéis 4 e 5*, alguns na categoria hotel boutique, com destaque para o Estalagem St Hubertus, em frente ao Lago Negro, o hotel possui o score de 99% de satisfação no TripAdvisor (primeiro lugar) e pertencente ao roteiro de charme.

Outras diversas opções estão disponíveis, como já foi dito, quase não existe hotel ruins em Gramado.

 

Como chegar:

Para chegar até a serra gaúcha é preciso voar até o aeroporto de Porto Alegre ou Caxias do Sul, a logística e número de voos para Porto Alegre é bem melhor, de Porto Alegre dá para subir a serra de carro (118 km, dependendo do horário pode levar até 3 horas de viagem) ou utilizar um dos serviços de traslados das agências de receptivo existentes na serra gaúcha, o maior é a Brocker Turismo, mas existem outras opções com valores mais baixos como os traslados oferecidos pela Terra turismo e Liga Turismo. Se vai utilizar o serviço de traslado é melhor reservar com antecedência. Se for com a Brocker, pode reservar sem medo, das 10 vezes que fui a Gramado, todas utilizei os serviços da Brocker em algum momento e nunca tive problemas, só elogios.

 

Compras (vale a pena?)

Fala-se muito dos produtos em couro da serra gaúcha, principalmente sapatos e botas. Bom, até hoje não vi nada que realmente estivesse barato, são várias lojas no estilo outlet com milhares de pares de sapatos masculinos e principalmente femininos em fileiras, no chão mesmo, onde “aparentemente” estão com ótimos preços, porém trata-se de ponta de estoque e se procurar nas grandes cidades é possível comprar as mesmas marcas por valores até mais baixos.

Roupas de couro é fácil encontrar, mas o preço também não tem muita diferença para os valores praticados no resto do país, pelo menos da região Sudeste. Existe sim, mais variedade, mas não existe promoções imperdíveis, pelo menos eu não consegui encontrar em nenhuma das vezes que estive no destino, e olha que gosto muito de jaquetas de couro. Já comprei produtos na Blackbull (cara, mas de qualidade) e uma jaqueta com ótimo preço na loja do segundo andar da malharia Lã-Pião, que fica ao lado do mundo a vapor, chegando em Canela.

Chocolate, a cidade tem um clima propício para a compra e degustação deste produto, são várias as marcas que possuem diversas lojas em toda a região, o preço é alto, para não dizer muito alto, vale como lembrança, pois é algo especifico da região, mas dizer que tem bom preço não é verdade, o preço é sempre bem superior aos valores dos supermercados e casas do ramo.

Gramado e Canela são cidades caras, te fazem gastar bastante com alimentação, ingressos, transporte e compra de lembrancinhas, como é totalmente voltada para o turista, as coisas possuem preço elevado, mas de qualidade, se prepare para gastar um pouco mais que em outros destinos nacionais e alguns destinos internacionais.

Melhor época:

Kikito - Gramado
Kikito – Gramado

 

Vai variar do perfil do viajante, a serra gaúcha não tem um período de baixa temporada definido, às vezes você marca uma viagem para Abril, fora de qualquer feriado, e ao chegar na cidade existe um congresso e a cidade está fervendo.

Como regra os períodos mais complicados, onde você enfrentará fila para as atrações, nos restaurantes e também pagar mais que na baixa são:

  • Feriados nacionais: principalmente semana santa;
  • Julho: durante o período das férias de Julho e o auge do inverno;
  • Festival de cinema de Gramado: que geralmente ocorre no inicio de agosto, este ano de 2016 será no fim do mesmo mês. A cidade muda totalmente sua cara, tendo um clima de badalação e ostentação, eu particularmente não gosto nem um pouco desta Gramado;
  • Natal Luz: do meio de Novembro até o inicio de Janeiro, as atrações são interessantes, principalmente o show Nativitaten, (que muda de nome todos os anos, é o que acontece no lago negro) que é realmente encantador, porém a cidade fica insuportavelmente cheia, muito trânsito e dificilmente encontrará disponibilidade nos principais hotéis.

Para curtir a região sem aborrecimentos, maio, junho, agosto e setembro são ótimos meses, o clima está bem frio e a cidade não está lotada. Se não gosta muito de frio, faça a viagem em fevereiro, março, outubro e inicio de novembro.

Tempo na região: No mínimo 4 noites / 5 dias, se é a primeira vez que está indo, opte por 5 ou 6 noites, assim terá tranquilidade para conhecer tudo e ainda realizar passeios nas cidades vizinhas como Nova Petrópolis, Caxias do Sul e Bento Gonçalves.

Abaixo duas postagens sobre a Serra Gaúcha, continuação deste artigo.

 

 ➡ Postagem 2/3 – Clique para acessar a postagem sobre as atrações imperdíveis em Gramado.

 

 ➡ Confira postagem sobre Canela, gaste menos com hospedagem e conheça uma cidade tão ou mais interessante que Gramado, pois nem só de Gramado vive a Serra Gaúcha.

2 Respostas

  1. […] Serra Gaúcha (parte 3): Gramado – O que comer, baladas, onde ficar e melhor época […]

  2. […] O post continua falando sobre restaurantes, vida noturna, melhor época para visitar, onde ficar, entre outras informações, clique aqui. […]

Deixe uma resposta